22 de mai. de 2013

Dica de Leitura: As Crônicas de Arthur. Bernard Cornwell


As Crônicas de Artur é uma trilogia de livros escrita por Bernard Cornwell sobre a lenda do Rei Artur. A história é escrita como uma mistura de ficção histórica e mitologia Arturiana. No Brasil, os livros foram publicados pela Editora Record.


A tese de Cornwell é de que a Grã-Bretanha após o domínio do Império Romano era um lugar difícil para os bretões nativos, sendo pela invasão anglo-saxã vindos do leste e dos irlandeses vindos do oeste. Ao mesmo tempo, argumenta Cornwell, sofreram disputas internas de poder entre a religião Druida e a chegada do Cristianismo.

O protagonista da história é Derfel Cadarn (pronuncia-se Dervel), um saxão adotado por Merlin, o maior de todos os druidas. No decorrer da história, Derfel torna-se guerreiro e um dos grandes senhores da guerra de Artur em sua guerra contra os saxões. Merlin, enquanto isso, procura uma forma de restaurar os antigos deuses da Grã-Bretanha, contestados pelo avanço cristão, que hostiliza o druidismo.



Comentário:

Esses três livros mudaram minha visão de como o escritor tem o poder de persuadir nossa cabeça para favorecer um personagem ou outro, isto porque eu já havia lido "As Brumas de Avalon" que também narra a história de Artur, porém é narrada pela perspectiva da Morgana. Quando li esses outros livros odiei diversos personagem como Guinevere e Lancelot e amava a própria Morgana e o Merlin, já quando li a trilogia do Cornwell a história ser narrada por um guerreiro só por si já é peculiar mas mudou minha visão de personagens que antes eu odiava, eu fiquei intrigada pois de todas as histórias sobre Artur essa parecia ser a mais real, a menos fantasiosa, a disputa das religiões o fanatismo do catolicismo é bem explorado em todos os livros do Cornwell, ele acaba nos guiando a pensar "Poxa vida como esses católicos são chatos" e o que aprendi é que o escritor tem o poder de fazer você odiar ou não tal personagem ou tal assunto ele consegue persuadir seus sentimentos em relação a isso. Virei fã do Cornwell depois de Rei do Inverno, e precisei comprar todas as outras coleções, percebi que o estilo dele é o mesmo não mudou nas outras séries, mas essa tem um gostinho especial. Pode-se dizer que é a melhor Trilogia de Cornwell sem dúvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gstou dessa postagem ? Odiou? Não importa, deixe seu comentário! :)