3 de mar. de 2011

A Química do Amor

 

Durante muitos anos acreditou-se que o homem não poderia sintetizar certas substâncias em laboratório. Essas substâncias em geral eram compostos com fórmula e estrutura complicadas, encontradas nos seres vivos. A explicação imaginada pelo químico Berzelius (1779-1848) era que os organismos vivos possuíam uma “força vital” que lhes permitiriam produzir tais substâncias.

        Essa ideia começou a ser derrubada em 1828 quando o químico alemão Friedrich Wöhler descobriu que aquecendo o cianato de amônio (composto inorgânico) ele se transformava em ureia (composto orgânico encontrado na urina de mamíferos, pássaros e alguns répteis, bem como no leite e no sangue).

        Da análise dos compostos orgânicos, Antoine L. Lavoisier descobriu que todos eram constituídos pelo elemento carbono (juntamente com o hidrogênio).

        Atualmente, define-se a Química Orgânica como a Química que estuda os compostos de carbono1.

        Além do carbono, o hidrogênio está presente em quase todos os compostos orgânicos. Mas, cuidado, nem todo composto que contém carbono é orgânico (e você já conhece vários deles).

Alguns compostos inorgânicos contendo carbono:
C (grafite ou diamante), CO2 (gás carbônico), H2CO3 (ácido carbônico), HCN (cianeto de hidrogênio).
Alguns compostos orgânicos (não se assuste com as fórmulas, você irá se familiarizar com elas em breve).

undefined  
CH4, metano     C2H5NO2, glicina

undefined
C2H4O2, ácido etanóico   C2H6O, etanol

        É curioso constatar que toda a vida (conhecida) existente neste planeta é constituída essencialmente de átomos de carbono e hidrogênio e que algumas reações físico-químicas que acontecem em nós nos fazem pensar, andar, amar ...
E poderia o amor ser explicado quimicamente? Por que sentimos atração por alguém?
     Do ponto de vista químico, uma atitude romântica entre seres humanos se deve a reações químicas no corpo. Não é por acaso que estamos falando sobre “química sexual”, mas porque substâncias produzidas em nosso corpo são muito parecidas com drogas do tipo anfetaminas. Elas incluem dopamina, norepinefrina (noradrenalina) e principalmente a 2-feniletilamina (FEA).
norepinefrina  dopamina  fea
        Nosso corpo produz tais substâncias mas infelizmente criamos “resistência” aos seus efeitos, após alguns anos.

Isso significa o fim do amor?

Não necessariamente. Reações emocionais são produzidas por outras substâncias. O que passa é a “paixão” (um sentimento mais imediato), um amor duradouro envolve substâncias chamadas endorfinas, que são produzidas no cérebro e provocam sintomas como relaxamento, paz, etc. A glândula pituitária, localizada no cérebro, secreta oxitocina, um estimulante que age no cérebro quando se faz amor. Essa substância provoca contrações no músculo uterino e produção de leite; aparentemente está envolvida no relacionamento mãe e bebê.

Poderíamos fazer alguém se apaixonar por nós com uma poção de amor usando substâncias como o FEA?

Chocolate é rico em FEA. Uma barra de 100g contém mais de 660mg (bem como outros estimulantes chamados metilxantinas2). Contudo, é muito pouco absorvida pelo corpo e, por isso, o chocolate não é um afrodisíaco. O corpo tem que produzir o seu próprio FEA. 

Por fim, queremos deixar claro que não pretendemos aqui estabelecer regras determinísticas para esse ou aquele comportamento, mas que envolvem a Química.

 
undefined


 Ficou confusa com tantos dados técnicos né, eu também mais pelo o que eu entendi se não me falha os neurônios então a FEA é a responsável pelo nosso "amor".
Gente! Não sei porque esses cientistas nao comercializam FEA para casais que estão a ponto de se separar, Já pensou você esta começando a perceber que seu namorado, marido ou o diabo a quatro esta querendo pular fora da relação você diz:

Perae amor, eu vou ali no mercado comprar uma garrafinha de FEA!

Você viu que o chocolate poderia ajudar né porém ele não é tão poderoso a ponto de fazer o amor não acabar.


Mas agora sem mais brincadeiras na minha opinião acho que o amor é um sentimento que não podemos exigir de ninguém e sim tentar ao máximo demonstrar para aquele que amamos o quanto eles são especiais para nós, se você perdeu a pessoa que amava e ela não quer voltar pra você, não se desespere logo irao inventar um remédio que exterminará a FEA kkkkkkkkkkkkkkkkk

ue
se não dá pra aumentar a FEA diminuir deve dar kkk

eu tentei falar sério mas é meio impossível

um bjo a todas

=)

até a próxima

2 comentários:

Gstou dessa postagem ? Odiou? Não importa, deixe seu comentário! :)