25 de out. de 2012

Por que os filmes baseados em livros são tão ruins?

Esta aí uma pergunta que cada dia me faço mais, ás vezes até desisto de ler um livro de certo filme, somente para não estraga-lo. Porque todas as vezes o livro é mil vezes melhor, claro que tem as suas "exceções" não muitas mas existem.
Lembrei desse assunto porque a algum tempo atrás terminei de ler o livro "Eu sou o número quatro" , eu já tinha assistido o filme,mas fui esperta e assisti faz muito tempo já não me lembro dos detalhes, porém uma certeza eu tenho, o livro é muito melhor em todos os sentidos.

Talvez por ser narrado pelo protagonista, e podemos acompanhar seus sentimentos e anseios, ou não sei, sei que até os personagens coadjuvantes como a Sara, no livro são bem mais tratados do que no filme.
Também algo que não foi muito explorado foi a história sobre o planeta dele, no livro é muito bem abordado cada detalhe do porque eles foram enviados a Terra, detalhes sobre os avós e pais dele, enfim, mesmo não me lembrando 100% do filme, eu já me sinto decepcionada com ele.

Outro filme que eu não poderia deixar de citar aqui na lista de absurdos, (esse sim é um verdadeiro absurdo) é o "Percy Jackson e o Ladrão de Raios"

Confesso que eu amei o filme, até ter a coleção de livro do Rick Riordan na minha mão, um dos erros começa pela escolha da atriz que faz a Anabeth, a descrição dela nos livros não condiz com a aparência da atriz, eles poderiam, aliás eles DEVERIAM ter ao menos adaptado a atriz para se paracer com ela.
Sim a Anabeth teria que ser loira e não morena como foi apresentada, isso é um erro fatal, é como se eles tivessem colocado a Bella do Crepúsculo Negra e todo mundo achasse normal.
Mas isso não é a parte pior do filme, eu acho que o pior é a razão do ladrão de raios roubar o raio, ele não cita uma parte importantíssima da história que vai poder desenrolar os acontecimentos dos próximos livros, sem contar que não tem a parte em que o Percy Jackson quase é morto pelo ladrão de raios, depois do confronto final ele volta pra se vingar, mas no filme não ¬¬ , e existem diversos outros motivos que agora não recordo, mas que quando li o livro fiquei chocada com a diferença para o filme.

Outro filme que eu tenho quase certeza que o livro é melhor é "Orgulho e Preconceito"
Mas esse não posso opinar muito, afinal ainda não li o livro, está na minha lista de leitura, se alguém ai puder me dizer nos comentários se o livro é fiel ao filme, eu ficaria agradecida, porque eu sinceramente não gostei do final do filme, eu esperava mais, achei muito "Mais já acabou?" , eu gostei do filme, achei lindo porém acho que ficou inacabado.

E para encerrar eu precisava dizer um filme realmente é fiel ao livro, que segue a risca cada acontecimento e fez eu ficar muito feliz de ter lido depois de assitir "Jogos Vorazes"
Não esperava, esperava outro livro espetacular e um filme mediano, mas não, quando li, foi como se as cenas do filme voltassem na minha mente, foi uma experiência incrível, poder dar rosto aos personagens do livro é muito bom, mas o melhor é não ter nenhuma surpresa desagradável como tive em Percy Jackson, o único detalhe omitido no filme foi um detalhe estranho naquelas criaturas que pareciam tigres no final, mas eu achei muito bizarro a idéia da autora, então preferi a versão adaptada do filme.

Deixo aqui o link para uma matéria com um escritor abordando esse assunto:
http://www.saraivaconteudo.com.br/Materias/Post/43707

Resalto que não acho má ideia fazer filmes baseado em livro, eu só acho que não pode fugir tanto do assunto, a não ser que seja a SAGA CREPÚSCULO, porque sinceramente se o final dela for tão ruim quanto foi o final do último livro, vai ser catastrófico.

beijos e até a próxima!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gstou dessa postagem ? Odiou? Não importa, deixe seu comentário! :)